quarta-feira, 27 de maio de 2009

CONTINUIDADE...


No início o Centro Espírita Nosso Lar atendeu a sua vocação básica, de acordo com os objetivos do Estatuto, o qual estabelecia a premissa de Estudar e Divulgar a Doutrina Espírita.
Isso ocorria em Reuniões habituais de seus Associados.
Todavia, também fazia parte do Estatuto a prática da Caridade em todos os seus sentidos.

Em atendimento ao apelo Social e a prática da Caridade,
a Evangelização Infantil estabeleceu sua necessidade e logo o Centro se tornou também ponto de Reforço Escolar para as crianças do Bairro.

Por falta de um lugar adequado, as Aulas e a Evangelização ocorria em uma Área Coberta ao lado do Salão de Reuniões.
Grandes mesas foram construídas, aos quais também eram usadas na distribuição da SOPA, no próprio local, atividade que permanece até os dias atuais.


As atividades da casa sempre se mantiveram mediante contribuição dos Associados e de Colaboradores, além de recursos arrecadados em promoções diversas. Com isso, diversas atividades eram executadas, como a entrega de Cestas Básicas e comemorações de datas festivas, com a participação das crianças, como o Dia das Mães.

Como o Bairro era extremamente carente e a Infra-Estrutura Pública ainda não atendia a necessidade, estabeleceu-se convênios para promover o Reforço Escolar para as Crianças, mediante uso do limitado espaço físico do Centro Espírita.

Por iniciativa de Associados, numa Segunda Etapa de Construção, foram erguindas três Salas de Aula, na frente do terreno.


Durante vários anos estas Salas foram usadas para o Reforço Escolar e também para a Evangelização Infantil. Nesse período, novos projetos sociais foram estabelecidos, entre eles, o atendimento a Jovens Mães através do Enxoval do Bebê.
*
Fez-se necessária uma Terceira Etapa de Construção, onde foi erguida uma Sala para a confecção do Enxoval do Bebê, além da Sala de Secretaria e dois banheiros.

Naquela época os Associados e Frenquentadores deixavam seus veículos expostos a riscos na rua, por falta de espaço adequado para estacionamento. A solução surgiu com a compra de dois terrenos ao lado, os quais foram devidamente murados, propiciando excelente espaço para estacionamento ou futuras construções.

Anos depois o Poder Público propiciou à comunidade novas Escolas e foi cancelado o Convênio de Reforço Escolar. As salas de Aulas passaram a funcionar extritamente ao uso da Evangelização Infantil e Juvenil.
*
Atualmente o Centro Espírita viabiliza alguns projetos, visando atendimento social e aproveitamento das Salas.
*
Entre os projetos, busca formar uma Oficina de Costura, tanto para ensino, mas também para geração de renda para as pessoas carentes envolvidas e também para o Centro Espírita.
*
Em função destes projetos e outras necessidades, o Centro está revitalizando suas atividades, dentro do objetivo de ser útil a Doutrina Espírita, a Sociedade e aos Bairros próximos.
*
É por isso que sua presença será sempre bem vinda!
O Centro precisa da ajuda de novos voluntários, mediante a presença e contribuição de espíritas que queiram participar como Associado, Colaborador ou apenas Frequentador da casa, mas que por alguma experiência pessoal, possa ajudar com seu trabalho em todas as atividades.
*
Também precisa de doação de materiais e equipamentos. Informe-se, pois talvez algo que apenas esteja ocupando seu espaço, possa ser muito útil para o Nosso Lar.
*
Ou mesmo doações em recursos financeiros, os quais serão utilizados na manutenção e execução dos referidos projetos. Pode ser mediante depósito nas Agências do Banco do Brasil, Agência: 2609-3, Conta Corrente: 12832-5 ou repasse entre Bancos, Centro Espírita Nosso Lar, CNPJ: 24.645.111/0001-13.
*
Paz em Cristo!